Como montar uma distribuidora de água mineral

Para as pessoas que desejam se tornar donas de seu próprio negócio, como montar uma distribuidora de água mineral, é essencial entender quais são os passos burocráticos para que isto seja possível.

Além disso, é essencial entender quais são os passos para oferecer uma água de qualidade para os seus clientes, atendendo todos da melhor forma possível.

Para saber mais sobre como montar uma distribuidora de água mineral, continue lendo a seguir e entenda quais são os principais passos que podem te levar a ter o seu próprio negócio.

Saiba quais são os passos necessários para montar uma distribuidora de água mineral

Antes mesmo de montar a sua distribuidora de água mineral, é preciso saber quais são os principais passos e reconhecer a sua trajetória de empreendimento, para ter sucesso na abertura de sua empresa.

Para entender melhor, confira os principais passos para se tornar um empreendedor de sucesso, atuando de forma assertiva dentro deste nicho:

  • Saiba qual é o seu público

Montar uma distribuidora de água mineral requer alguns cuidados, como conhecer bem seu público e entender quais são as pessoas que poderão comprar com a sua empresa.

O setor de distribuição de água mineral é considerado um dos mais estáveis, tendo um grande crescimento nos períodos de clima mais quente. Mas, normalmente, o fluxo de caixa de uma distribuidora é constante.

Ainda que a água seja considerada um produto básico para qualquer tipo de pessoa, a sua compra ainda é tida como algo de luxo. E, por isto, este pode ser visto como um hábito de famílias de classe média ou classe média alta.

Portanto, os consumidores que costumam entrar na lista de pessoas que compram água mineral, existem as pessoas que têm preferência por comprar de um lugar confiável, evitando bebedouros públicos para o seu consumo.

O grande público alvo de uma distribuidora de água mineral são locais comerciais, empresas, escritórios e locais onde trabalham muitas pessoas, que consomem água em abundância ao longo de todo o dia.

É essencial considerar esta questão antes mesmo de colocar seu planejamento de negócio em prática.

  • Saiba escolher muito bem a sua localização

Outro fator muito importante que deve ser considerado antes mesmo da abertura de sua empresa, para que o seu negócio se torne lucrativo, é a escolha do local onde será montada a sua distribuidora.

É essencial analisar o seu mercado e o fluxo de clientes, para buscar por um local que esteja próximo às pessoas que mais irão consumir.

Esta, sem dúvida, é a melhor forma de começar as atividades de qualquer empresa que deseja ter um retorno financeiro muito bom.

Para que uma distribuidora de bebidas comece a funcionar, não é necessário um grande espaço e, muitas vezes, a fim de economizar, muitos empreendedores começam a atuar em seu negócio em sua própria casa.

A localização neste sentido é essencial, principalmente porque este tipo de empresa normalmente trabalha oferecendo um serviço de entrega e, por isso, é preciso pensar muito bem antes de escolher o local.

É preciso ainda escolher um estabelecimento que conte com estacionamentos ou até mesmo locais nas ruas que estejam aptos à parada de seus veículos de entrega.

Outro ponto que deve ser observado com atenção são os concorrentes locais, como supermercados e conveniências. Por isso, é preciso se atentar ao local e adaptar seu projeto para todo este nicho.

  • Investimento inicial de uma distribuidora de água

Assim como toda empresa, uma distribuidora de água precisa de um investimento inicial para começar a funcionar.

Mas, para este modelo de negócio, felizmente é necessário um grande investimento e, além disso, o valor investido poderá depender da proporção e tamanho de sua empresa.

Para as distribuidoras que contam com uma quantidade de mil litros de água, normalmente o investimento dos empreendedores costuma ser de R $12 mil.

Porém, para as empresas que possuem um menor porte, com um estoque mais reduzido, o seu investimento pode ser a metade do valor citado acima, já que os gastos fixos também serão menores.

Com R $6 mil é possível buscar por um lugar que seja compatível com o formato de uma distribuidora de porte pequeno, montando seu estoque e até mesmo a sua divulgação estrutural para o início de seu funcionamento.

E, para os empreendedores que conseguem montar o seu negócio em sua própria residência, o seu investimento pode ser ainda menor.

  • Equipe necessária para uma distribuidora de água mineral

Uma distribuidora de água mineral precisa contar com uma equipe de entrega principalmente. Mas, além disso, é essencial também que a sua distribuidora conte com um pessoal interno, que seja capaz de efetuar todos os serviços administrativos para este formato de negócio.

Como este formato de empresa costuma ter um longo horário de funcionamento, podem ser necessários alguns funcionários para revezar entre os turnos.

Porém, toda a formação de sua equipe irá depender do objetivo e todo tamanho de sua empresa, para que seja compatível com o seu funcionamento.

É muito importante oferecer treinamento para os seus colaboradores, principalmente para os funcionários que irão realizar as entregas, já que eles irão lidar diretamente com seus clientes, sendo considerados o cartão de visita de sua empresa.

A sua equipe deve estar sempre alinhada com seus interesses, para garantir que a sua empresa caminhe de acordo com todos os seus principais objetivos.

Mostre aos seus funcionários a importância de seguir as diretrizes de sua empresa e tenha sempre uma equipe completa, para que nenhum de seus colaboradores se sinta sobrecarregado em nenhum momento de seu trabalho.

  • Investir em um bom planejamento de marketing

Para quem deseja começar qualquer tipo de empresa, é preciso entender que a sua imagem e o crescimento de seu negócio está associado à forma com que o seu negócio é divulgado.

Por isso, é preciso organizar um tipo de estratégia que seja compatível com seus interesses, visando atingir todo o seu público alvo.

Para uma distribuidora de água mineral, é essencial pensar na elaboração de cartões, imãs de geladeiras e calendários.

Esta é uma forma das pessoas terem sempre seu número de telefone em mãos, se lembrando sempre de sua empresa quando sua água chegar ao fim.

Este é um tipo de divulgação mais tradicional, que é utilizado há muitos anos por profissionais que atuam dentro deste ramo e que sabem que é uma maneira viável de fazer com que as pessoas tenham sempre à vista o seu contato.

Mas, além disso, a divulgação nas mídias sociais também se faz muito necessária, já que este é um canal de comunicação moderno, capaz de atingir pessoas de todos os lugares e de todas as idades.

Oferecer um serviço de atendimento via WhatsApp também pode ser um recurso facilitador, capaz de estreitar os laços e a comunicação do cliente para com a empresa, otimizando a forma com que os pedidos são realizados.

Procure divulgar a sua empresa através de canais como o Facebook ou Instagram, focando principalmente nos pequenos negócios que estão próximos à sua região de atendimento.

Como abrir uma empresa de forma assertiva?

Depois de entender melhor quais são os passos para iniciar o plano de negócio de sua empresa de distribuição de água mineral, é necessário entender o que é preciso para abrir a sua empresa.

É essencial ter uma boa gestão financeira, contando com as regulamentações dos setores tributários e fiscais, para que a sua empresa funcione de acordo com as exigências descritas pela lei.

Neste sentido, é muito importante contar com um serviço de uma empresa de contabilidade, que atue com muita responsabilidade e compromisso, sendo capaz de oferecer serviços e benefícios como:

  • Otimização de todo o seu tempo, permitindo que o empreendedor tenha o seu foco voltado para o planejamento de sua empresa;
  • Gestão de negócio de qualidade, fornecendo as principais orientações para que a sua empresa se destaque dentro de sua atuação;
  • Redução considerável dos impostos cobrados, adequando todo o seu regime tributário;
  • Tranquilidade para o empreendedor, capaz de auxiliar na criação de uma base para que o seu negócio tenha um crescimento ainda maior;
  • Investimento de qualidade, auxiliando nos primeiros passos para a criação de uma empresa.

Essa é uma ótima maneira de contar com um plano de negócio de qualidade, para entender qual será a especialização de sua empresa e como sua atuação pode ter um grande destaque dentro deste tipo de atendimento.

Um contador pode avaliar o seu investimento inicial e ajudar o empreendedor a entender quais são as melhores ações para que o seu negócio tenha um crescimento amplo.

Saiba quais são os modelos empresariais e entenda qual combina mais o seu formato de negócio

O modelo empresarial precisa ser definido logo no início de seu negócio, pois ele será o responsável por determinar qual será a sua natureza jurídica, o regime de tributação, limite de faturamento e outros fatores muito importantes que envolvem a abertura de uma empresa.

Para entender melhor, confira alguns modelos empresariais e suas características principais:

  • MEI: modelo específico para as empresas que possuem um faturamento de R$ 81 mil anual;
  • Eireli: as empresas que possuem este modelo costumam faturar anualmente R$ 4,8 milhões, contando ainda com um capital social de 100 salários mínimos, sendo apresentados na abertura de seu negócio;
  • Sociedade Limitada Unipessoal, SLU: o faturamento anual é semelhante ao formato Eireli mas, este formato conta com uma pequena diferença, não exigindo Capital Social.

Uma distribuidora de água mineral pode ser uma ótima opção de negócio, já que é capaz de atender públicos de todos os tipos e todos os lugares diferentes, como casas residenciais, escritórios, empresas, escolas e muito mais.

Mas, antes mesmo de buscar por formas de abrir a sua própria empresa, é preciso entender qual a sua condição para um investimento inicial e o plano de negócio mais vantajoso para seu modelo de empresa.

Para ter sucesso em sua empresa, conte com um profissional de contabilidade que saiba como atuar da melhor forma possível, buscando abrir sua empresa de forma vantajosa, de acordo com as exigências da lei.

Se você tem interesse em abrir a sua própria distribuidora de água mineral, não perca mais tempo e corra para aproveitar os passos e dicas listados neste artigo, para se tornar um empreendedor de sucesso.

Photo of author

Escrito por:

Equipe BemSucedida