O que é ser um empreendedor?

Ser um empreendedor é saber enxergar novas oportunidades de negócios, aproveitando suas mudanças, para conseguir adaptar sua empresa à atualidade.

Mas, apesar da palavra empreendedorismo está diretamente ligada à criação de novos tipos de negócios, este conceito pode ir muito mais além, trazendo à tona a definição de novas soluções e o desenvolvimento de estratégias diferenciadas para negócios já existentes.

Para saber mais, continue lendo a seguir e entenda o que é ser um empreendedor, quais são as suas principais características e o seu modo de atuação para o crescimento ou criação de um novo negócio.

Qual é o conceito de empreendedorismo?

De acordo com o economista Joseph A. Schumpeter, que teve sua citação no livro “Capitalismo, socialismo e democracia”, o empreendedorismo pode estar diretamente associado ao desenvolvimento econômico.

Dentro do sistema capitalista, a sua principal característica é o processo que causa uma destruição criativa, se associando aos princípios onde os novos produtos são desenvolvidos.

Dessa forma, novos métodos são destruídos para que outros possam ser criados, trazendo consigo novos métodos de produção e, consequentemente, os novos mercados.

Por isto, os agentes básicos que são considerados responsáveis por este processo são os empreendedores, capazes de destruir os sistemas antigos para dar espaço aos novos.

Mas, dentro de uma visão mais básica, é possível enxergar o empreendedor como aquele indivíduo capaz de criar algo novo, dando início a projetos que normalmente não são vistos por ninguém.

E, em decorrência disso, os seus sonhos são removidos do papel e passam a fazer parte de um projeto de ação mais concreto.

De acordo com a professora Maria Inês Felippe, que faz parte do contexto do texto de “Empreendedorismo: buscando o sucesso empresarial”, a ideia voltada para o conceito de empreendedor, é que estes indivíduos são diretamente motivados pelo seu desejo de se tornar independentes, buscando todos os dias a sua auto realização profissional.

Mas, o que leva uma pessoa a querer ter o se tornar um empreendedor, conquistando seu próprio negócio?

Muitas pessoas que desejam se tornar empreendedoras se perguntam se para abrir o seu próprio negócio é preciso nascer com este espírito independente ou basta apenas ter muita determinação, prática em seus negócios ou estudos voltados para o seu nicho.

Mas, segundo especialistas, um empreendedor é aquela pessoa que tem a coragem de colocar em prática todos os seus sonhos.

Para isto, basta imaginar como o seu negócio pode se destacar dentro do seu mercado de atuação, imaginando novas possibilidades para a sua forma de trabalho, para sair do óbvio e ganhar mais visibilidade entre os seus concorrentes.

É preciso também contar com muita determinação, para conseguir passar por todos os principais desafios do mundo do empreendedorismo, aprendendo de forma completa com os seus erros, transformando-os em acertos.

Um bom empreendedor desenvolve com o tempo uma grande capacidade de se autoavaliar, compreendendo quais são os seus principais erros e acertos, para que suas ações possam se aperfeiçoar com o tempo, trazendo mudanças positivas para o curso de sua empresa.

As principais habilidades que devem existir no funcionamento de uma empresa é a organização de suas ideias, para que toda a sua equipe tenha confiança em seus conhecimentos.

empreendedor

Entenda o que é ser um empreendedor e quais são as suas principais características

Cada vez mais o número de empreendedores em território brasileiro tem se tornado ainda maior.

Isto porque, as pessoas têm conseguido analisar todas as estratégias necessárias para trazer ainda mais valor para uma empresa dentro de seu mercado de atuação.

Mas, para entender melhor, confira a seguir quais são as principais características de um empreendedor de sucesso, compreendendo o que deve ser feito para que as suas estratégias de negócios tenham destaque dentro do mercado:

  • Estudar sempre

Para que um empreendedor tenha sucesso em sua atuação, é preciso sempre se atualizar e levar em conta as mudanças pelas quais o mercado estará passando, para que o seu trabalho seja aperfeiçoado.

Essa é uma maneira de trazer novas oportunidades para o seu negócio, fazendo com que ele se destaque em meio aos seus concorrentes.

Dessa forma, os profissionais que são curiosos e que possuem uma  grande vontade de sempre aprender sobre seu nicho de atuação devem estar em constante aprendizado.

Essa é a melhor forma de conhecer de perto os pontos fortes e fracos de seu mercado de atuação, assim como as principais necessidades do seu público alvo.

Além do mais, isto se faz muito necessário nos dias de hoje, onde tudo evolui com muito mais constância.

Por isso, as empresas e os seus empreendedores devem estar sempre preparados para se adaptar e trazer consigo maneiras de se destacar em meio aos seus concorrentes e à sua realidade.

  • Não desista com facilidade

Cometer erros em sua atuação nos negócios é algo muito comum e todos os profissionais passam por isso ao longo de suas carreiras.

Mas, apesar de desanimadores, os erros são essenciais para que os empreendedores aprendam ainda mais e entendam o que pode ou não ser feito no desenvolvimento de sua empresa.

empreendedor

O empreendedor é aquele profissional que está sempre prezando pela inovação de seu negócio, atuando sempre com muita criatividade e buscando aperfeiçoar as suas ações.

E, por isto, é muito comum encontrar falhas no começo de seu aprendizado e, dessa forma, elas devem ser utilizadas como exemplos de superação.

É preciso estar sempre preparado para lidar com todos os erros, para que eles sejam aprendidos e nunca repetidos.

Dessa forma, o profissional consegue trabalhar melhor e agir diferente nas suas outras tentativas.

É muito comum encontrar histórias de profissionais que tentam muitas vezes antes de começar a acertar por isso, é preciso ter sempre muita cautela antes de iniciar algo novo em sua área de atuação.

  • Um bom empreendedor sabe compreender quais são as melhores oportunidades à sua volta

Os nichos presentes no mercado de trabalho podem sempre apresentar muitas oportunidades de inovação e, um bom empreendedor, sabe muito bem como aproveitar e enxergar cada uma delas.

Em seu ambiente de trabalho, seja em seu próprio negócio ou em uma empresa, é muito comum seguir as regras estipuladas e acabar se deixando levar por elas.

E, com isto, os profissionais atuantes nestas áreas encontram dificuldades para trazer para seu trabalho novas ideias para suas ações.

Muitos profissionais não sabem ao certo como se tornarem empreendedores de sucesso e, por isto, não conseguem identificar quais são as suas principais características que podem ser aproveitadas para que o seu trabalho seja aprimorado e desenvolvido com sucesso.

empreendedor

E, por isto, um empreendedor que atua da melhor forma possível, é aquele que consegue enxergar aquilo que a maioria não consegue ver, (alcançando) novas oportunidades, voltando-as à seu favor.

Mesmo com algumas adversidades em seu caminho, um empreendedor que pensa além de sua realidade consegue se transformar e ser resiliente em diversas situações, tornando seu investimento no novo algo real.

Ser um bom líder

Traçar o caminho de seu negócio e encontrar novas oportunidades é só uma parte da ideia do que é realmente ser um empreendedor.

Mas, um dos principais passos para realmente conseguir erguer um negócio de sucesso, é saber como transmitir as suas ideias e as suas criações para a sua equipe, com confiança e clareza.

Saber liderar é um dos principais pontos que faz com que um empreendedor tenha sucesso em sua carreira, já que ele poderá conduzir a sua equipe para melhorar sempre.

Por isso, é essencial compreender todos os valores e objetivos de sua empresa, para conseguir colaboradores que estejam alinhados, para que o seu objetivo seja alcançado da melhor forma possível.

Mas, se você trabalha em uma empresa, é muito importante também levar ideias para o seu trabalho que sejam empreendedoras, para mostrar que a sua capacidade de liderança vai muito além.

É preciso ter as habilidades correspondentes à sua atuação para demonstrar qual o seu potencial para o crescimento da empresa, quais são as mudanças que você está disposto a realizar e como isto pode atuar de forma positiva.

E, para trazer estas mudanças e novas ideias, a capacidade de liderança é algo essencial.

  • Estar sempre comprometido com o desenvolvimento de seu negócio

Estar comprometido com o desenvolvimento de seu negócio permite que os profissionais alcancem o sucesso com muito mais facilidade e, esta característica é essencial dentro do mundo do empreendedorismo.

Isto porque, o empreendedor é considerado o seu próprio chefe. Ou seja, é ele quem faz o seu próprio horário, organiza todas as ações de sua empresa e garante que os funcionários estejam alinhados e comprometidos com a realização de suas tarefas.

É preciso estar comprometido principalmente no início do desempenho de suas atividades, onde a equipe está ainda aprendendo a desenvolver os projetos de sua empresa e é um momento mais propício à falhas.

Portanto, quando um empreendedor não está realmente comprometido com o desenvolvimento de suas ações dentro de sua empresa, a chance de seu investimento dar errado é muito grande.

O empreendedor que deseja crescimento profissional em sua empresa deve estar disponível para os seus negócios grande parte de seu dia, aproveitando todas as possíveis oportunidades para o seu desenvolvimento.

Claro que é preciso organizar sua agenda, para separar os momentos de trabalho e de descanso. É fundamental que o empreendedor saiba quando é preciso trabalhar e quando é necessário se dedicar às outras atividades do seu dia a dia.

empreendedor

Mas, neste sentido, uma dedicação ainda maior é essencial para que uma empresa cresça e se torne referência em seu nicho de atuação.

  • Trabalho com qualidade e eficiência

Trabalhar oferecendo qualidade e eficiência em suas ações deve ser algo realizado por todos, mas, no caso dos empreendedores, estas são características essenciais.

Por isso, é preciso analisar quais são as características de seu próprio negócio, buscando trabalhar da melhor forma possível, para garantir que os resultados sejam sempre os esperados.

É essencial lembrar que o empreendedor é aquele que é responsável por toda a sua equipe, guiando as demais pessoas para o sucesso e desenvolvimento das atividades realizadas em seu negócio.

Por isso, é muito importante oferecer exemplos de qualidade e excelência em seu trabalho.

O empreendedor é aquele que deve saber como desempenhar todas as funções de sua empresa, para garantir que os colaboradores estejam alinhados, buscando sempre o aprimoramento de suas atividades.

Apenas assim é possível ter sucesso em seu negócio e garantir uma imagem séria e comprometida de sua atuação profissional.

  • Investir em uma boa comunicação para a sua equipe

Uma boa liderança e sucesso para o empreendedorismo requer uma ótima comunicação.

Isto dentro de uma empresa mais tradicional ou dentro de um negócio desenvolvido dentro do mundo digital.

Neste sentido, é essencial ter uma boa comunicação, com muita clareza e paciência, contando sempre com empatia, já que cada colaborador apresenta características diferentes em sua atuação e em seu aprendizado.

Dessa forma, a equipe poderá trabalhar sempre satisfeita e disposta a aprimorar suas ações, seguindo as orientações e transmitindo na prática os valores que são incluídos no desenvolvimento de sua empresa.

Além disso, é essencial que o empreendedor saiba se comunicar bem para conseguir parceiros e divulgar a sua empresa, trazendo consigo sempre boas habilidades dentro de sua comunicação, seja na escrita ou oral.

Dentro de uma conversa clara e bem realizada, o empreendedor consegue mostrar aos seus clientes quais são os seus objetivos e como seu trabalho pode trazer benefícios quando escolhido.

empreendedor
  • Não ter medo de arriscar

Para se tornar um empreendedor de sucesso, é essencial saber que este é um processo de crescimento, onde é preciso investir em mudanças e na inovação de sua empresa.

E, para que estas mudanças sejam buscadas com afinco, é essencial enfrentar os desafios que podem oferecer dentro deste processo, sabendo que alguns riscos poderão aparecer durante o caminho.

Ou seja, um empreendedor deve saber como se arriscar, sempre de maneira responsável, com um planejamento compatível com a sua realidade.

Essa é a melhor forma de calcular quais serão os riscos que a sua empresa pode enfrentar ao longo deste caminho e se realmente eles poderão valer a pena em seus resultados.

Dessa forma, é possível também se preparar para corrigir qualquer tipo de falha que a sua empresa possa ter e, com isto, se tornar ainda mais resiliente.

Os empreendedores que se colocam dispostos a enfrentar situações arriscadas, se mostram também mais aptos a testar novas ideias e explorar uma região pouco trabalhada dentro de seu mercado de atuação.

Com isto, os clientes podem se sentir mais atraídos por seu negócio e pelo desenvolvimento de suas atividades, fazendo com que sua empresa cresça ainda mais.

  • Colocar metas no desenvolvimento de seu trabalho

Para pensar exatamente em como aplicar metas em sua empresa, observe a seguir o seguinte exemplo, na prática:

Ao abrir uma loja de sapatos, em aproximadamente um ano, o empreendedor resolve, em um de seus fechamentos de mês, analisar como anda a lucratividade de seu negócio, para compreender o que esperar para o ano que virá.

Mas, se nenhuma meta foi estipulada para seu negócio, desde seu início, se torna um pouco difícil entender se realmente sua empresa está atendendo às suas expectativas e quais foram as suas falhas dentro do seu esperado.

Por isso, para que seu negócio tenha sucesso e você consiga realizar um planejamento para as suas ações, é essencial traçar metas e entender como sua empresa poderá seguir no futuro.

As metas dentro de sua empresa não precisam ser necessariamente imutáveis e totalmente rígidas, ainda mais quando o seu negócio está em seu início e a sua equipe ainda está em fase de alinhamento.

empreendedor

Mas, é fundamental saber onde sua empresa deseja chegar e quais são os seus principais objetivos, para saber por quais caminhos as suas ações devem percorrer para chegar onde se deseja.

  • Entender como trabalhar com independência

É essencial que o empreendedor seja confiante em suas ações, para que o seu trabalho possa se desempenhar da melhor forma possível, encarando de frente todos os principais desafios que possam aparecer ao longo de seu caminho.

Quando o profissional desempenha seu trabalho dentro de uma empresa de grande porte, com uma equipe formada por diversos colaboradores, é muito mais fácil ter ideia de quais serão as suas tarefas e como ele deverá se desenvolver dentro deste negócio.

Além do mais, dessa forma, é muito mais fácil ter visibilidade em seu trabalho, contando também com feedbacks sobre a sua atuação, podendo ser positivos ou negativos.

Mas, quando um empreendedor decide abrir o seu próprio negócio, é necessário que a sua postura seja mais independente, com muita pro atividade, para que as decisões tomadas tenham um impacto positivo no crescimento de sua empresa.

Por isto, o empreendedor deve sempre acreditar na realização de seu trabalho, para que os seus colaboradores tenham mais segurança, permitindo que tudo seja feito da melhor forma possível.

  • Saber separar a vida profissional da vida pessoal

Se dedicar ao seu negócio é essencial para que o empreendedor tenha sucesso em sua empresa, assim como citamos em um tópico acima.

Mas, é preciso dosar estes momentos de dedicação, para garantir que a vida profissional não se misture com a vida pessoal, podendo se prejudicar dependendo de suas ações.

No caso de um empreendedor independente, isto pode ser algo muito difícil, já que muitas vezes o seu trabalho deve ser realizado nos finais de semana e até mesmo a noite, em seu momento de descanso.

Mas, é preciso manter uma organização, para que o empreendedor não se sinta sobrecarregado, tendo sua qualidade de vida comprometida por seu trabalho.

Segundo especialistas, uma boa ideia pode ser investir em planners, aplicativos ou até mesmo agendas, para que o tempo seja estipulado e as atividades do dia a dia sejam organizadas da melhor forma possível.

É preciso separar o tempo para o trabalho, para a família, amigos e para o lazer, vivendo cada uma destas experiências separadamente, para que elas possam ser realizadas com qualidade.

Esta é a melhor maneira de manter sua energia sempre renovada para que o trabalho seja realizado de forma positiva.

Outro ponto que deve ser planejado com cuidado são as finanças de sua empresa que, jamais devem se misturar com as suas finanças pessoais.

Isto porque, nestes casos, é muito fácil perder o controle dos ganhos de seu negócio, podendo ocasionar sérios problemas e até mesmo prejuízos irreparáveis no futuro.

  • Saber como tomar as iniciativas em sua empresa

Um empreendedor de sucesso é aquele que sabe como tomar as iniciativas dentro de sua empresa, para  que os resultados de suas ações surjam da melhor forma possível.

E, por isto, aquele que deseja abrir seu próprio negócio deve aprender a tomar todas as iniciativas necessárias para tirar as suas ideias do papel, tornando tudo algo muito lucrativo e concreto.

Isto porque, o mercado prefere sempre as empresas que tomam iniciativas e colocam em prática as suas ideias, trazendo inovação para seu nicho de atuação, com novidades e até mesmo soluções mais modernas e ousadas.

E, para que isto seja possível, é essencial que o empreendedor tenha noção de suas ações, assertivo e trazendo consigo decisões compatíveis com a realidade de sua empresa.

Uma grande ideia pode ser o início de um negócio, mas, para que o seu sucesso seja alcançado, é essencial saber como tomar iniciativa e correr atrás daquilo que pode ser benéfico para a sua empresa.

  • Busque sempre pelos resultados de sua empresa

O empreendedor de sucesso é aquele que sabe a importância de correr atrás de seus resultados, analisando todos os seus números para acompanhar o andamento de sua empresa.

Por isso, é essencial saber como ler as principais métricas de seu negócio, para entender se o andamento de suas ações está de acordo com seus interesses ou se eles precisam ser modificados de alguma forma.

Por exemplo, no caso de uma empresa que oferece uma plataforma de conteúdos informativos para o seu público.

É interessante entender quais são as preferências de seu público e se eles preferem conteúdos através de vídeos, escritos ou até mesmo através de podcasts.

Neste caso, esta empresa pode entender quais são as preferências de seu público através de testes, oferecendo aulas de forma gratuita em sua plataforma na internet. Dessa forma, será possível compreender quais são as preferências de seu público e qual formato de conteúdo agrada mais o seu público alvo.

Através deste olhar mais crítico, é possível compreender como buscar por mais resultados, contando com uma visão detalhada de todo o seu negócio.

Entender a sua realidade é essencial para encontrar uma forma de aceitação para sua ação dentro de seu nicho de atuação.

Depois disso, é preciso comparar todos os seus resultados, para compreender qual foi mais aceito pelo seu público, para entender o formato que mais foi capaz de atrair as pessoas que se interessam pelo que é oferecido para a sua empresa.

Através de um olhar mais analítico, é possível ter uma visão mais completa sobre seu negócio e sobre tudo aquilo que deve ser feito para que seu crescimento aconteça de forma completa.

Saiba como começar e se torne um empreendedor de muito sucesso

Para se tornar um empreendedor de sucesso, é preciso compreender como aplicar todas estas características em seu trabalho, para garantir que a sua empresa prospere e traga consigo bons frutos.

Apesar de existirem muitas maneiras de empreender, atualmente o empreendedorismo digital tem ganhado cada vez mais espaço, principalmente por conseguir atender pessoas de diferentes lugares.

Além de ser algo que tem conquistado o coração das pessoas, empreender pela internet traz diversas vantagens para os donos deste tipo de negócio, já que é muito mais fácil vender os produtos através de uma plataforma digital.

O principal fator que chama atenção das pessoas que estão se iniciando dentro deste formato de negócio é a vantagem de poder atuar dentro de seu nicho sem a necessidade de um espaço físico para abrir a sua empresa.

E, dentro do mundo digital, os nichos de atuação são variados, podendo ser algo relacionado a um e-commerce, curso online, canal do YouTube e muito mais.

Estes são apenas alguns dos diversos exemplos que o mundo digital pode trazer para os novos empreendedores que desejam contar com formas diferenciadas para a sua vida profissional.

Quais são os tipos de empreendedores?

 Existem diversos tipos de empreendedores atualmente, que estão dispostos a colocar suas ideias fora do papel e fazer com que uma nova empresa cresça, de acordo com tudo aquilo  que eles acreditam.

Mas, para entender melhor, confira quais são os tipos de empreendedores e a característica de cada um deles:

  • Empreendedor social

Este tipo de empreendedor é aquele que costuma levar junto com a sua empresa outro tipo de propósito social, trazendo com seus produtos uma causa que tenha como objetivo melhorar o mundo de alguma forma.

  • Empreendedor digital

O empreendedor digital é aquele que consegue desenvolver um negócio digital com facilidade, utilizando todos os principais recursos deste mercado, para que a sua empresa cresça e se expanda dentro deste universo.

E, para que isto seja possível, este tipo de empreendedor conta com os recursos do marketing digital, aproveitando todas as suas formas de divulgação.

  • Empreendedor individual

O Empreendedor Individual é um tipo de pessoa que atua dentro de um recurso criado recentemente, para combater o trabalho informal no Brasil.

De acordo com este tipo de modelo de trabalho, o empreendedor se torna um MEI e, com isto, ele pode construir sua empresa de forma legal, fazendo com que seus negócios se expandam ainda mais.

  • Cooperado

Existem algumas empresas que se organizam dentro de um sistema de cooperação, ou seja, um conjunto de profissionais se afiliam e passam a produzir para esta empresa.

Normalmente, este empreendedor não tem uma responsabilidade total pela sua empresa, mas, apesar disso, ele comanda sua área de atuação.

  • Franqueado

Muitos empreendedores começam a investir dentro do processo de franquia e, com isto, eles conseguem a oportunidade de expandir seu negócio, fazendo com que outros empreendedores possam comandar algumas unidades de seu negócio.

E, os empreendedores que comandam as outras unidades de um mesmo negócio são chamados de franqueados.

  • Intraempreendedor

O intraempreendedorismo é quando o empreendedor começa a expandir as suas ideias, mesmo sem ter o seu próprio negócio. Ou seja, ele consegue se tornar um empreendedor mesmo que esteja trabalhando para outra pessoa.

Existem atualmente diversas organizações que permitem que seus colaboradores tenham esta função de empreendedores, oferecendo autonomia para que eles tomem as suas próprias ações.

Se tornar um empreendedor é algo que exige muita dedicação e perspicácia das pessoas, principalmente para que todas as suas ideias sejam tiradas do papel.

Uma empresa pode trazer um mundo de possibilidades e, por isto, é preciso sempre manter o foco em seus objetivos, garantindo que eles sejam seguidos.

Cada vez mais as pessoas têm desejado se tornar empreendedores e isto pode acontecer através do mercado físico ou digital, dependendo da intenção que os donos de negócios têm para as suas empresas.

Os profissionais que se encontram dentro deste formato de negócio são conhecidos por buscarem novas formas de levar para a prática as suas ideias, trazendo soluções diferenciadas para que sua empresa se consolide dentro de seu nicho de atuação.

Para entender se você realmente possui um perfil de empreendedor, é preciso analisar se possui as características que envolvem este tipo de perfil profissional.

Estudar com frequência, analisar novas possibilidades, persistir em seu negócio ainda que no primeiro erro e perceber todas as oportunidades que existem ao seu redor são características essenciais para este tipo de negócio.

Além disso, um bom empreendedor deve ser um bom líder, sabendo como conduzir, alinhar e direcionar a sua equipe da melhor maneira possível.

Essa é a melhor forma de conseguir trabalhar com independência e se tornar um empreendedor de sucesso, buscando sempre os melhores resultados e conseguindo se tornar uma pessoa de referência dentro de seu nicho de atuação.

O empreendedorismo é algo que pode mudar a vida dos profissionais que desejam fazer a diferença dentro do seu mercado de atuação e, desenvolver a sua atuação pode mudar todo o curso de sua empresa, levando ao sucesso.

Portanto, se você deseja se tornar um empreendedor de sucesso, não deixe de saber mais sobre os tipos de empreendedorismo, para entender qual se encaixa melhor com o seu perfil.

Photo of author

Escrito por:

Equipe BemSucedida