Como montar uma hamburgueria

Montar uma hamburgueria pode ser uma opção de negócio muito rentável, independente se for uma tradicional ou de produção mais gourmet.

Além disso, é possível investir pouco ou muito dinheiro, dependendo da sua condição e de seus objetivos. O importante é manter um plano de negócio para organizar as suas ideias e finalmente tirá-las do papel.

Para entender melhor como montar uma hamburgueria e ter sucesso em seu negócio, continue lendo a seguir e veja qual o passo a passo para a abertura de sua empresa.

Entenda como montar uma hamburgueria de sucesso

Antes de começar a montar a sua hamburgueria, é preciso pensar em um plano de negócio e entender quais são os principais passos para montar a sua própria empresa.

Existem ainda alguns fatores  que devem ser considerados e estudados, para que tudo seja feito de forma lucrativa.

Mas, para entender melhor, confira qual o check list que deve ser obrigatório na hora de montar uma hamburgueria, para ter sucesso em seu negócio:

  1. Estude e analise todo o mercado de hamburguerias

Além de ser um mercado prazeroso para muitos, principalmente para os amantes da cozinha, é essencial entender e conhecer muito bem este nicho, para que o empreendedor saiba como dominar e ter sucesso com seu negócio.

Não basta apenas gostar de cozinhar e trazer novidades em seus pratos.

Para que um negócio seja lucrativo, é essencial conhecer a fundo todos os seus detalhes, para que sua empresa possa se desenvolver de forma completa.

Portanto, buscar informações sobre este tipo de mercado e suas atuações é essencial, principalmente quando o assunto são seus concorrentes dentro deste mesmo ramo.

Neste sentido, antes mesmo de abrir a sua hamburgueria, é preciso responder algumas perguntas importantes, como:

  • Você possui todo o conhecimento necessário para abrir um restaurante?
  • A sua decisão é concreta e todos os seus propósitos estão alinhados, para que os seus objetivos sejam alcançados e as suas ideias finalmente saiam do papel?

Depois de responder estas perguntas, procure visitar algumas hamburguerias de referência, que tenham a ver com o seu formato de negócio, para que você possa se espelhar na criação da sua própria empresa.

Além disso, entenda ainda quais são as qualidades e os defeitos que podem ser vistos no atendimento e no funcionamento das empresas, para que a sua possa se aprimorar e atuar de maneira ainda melhor.

  • Tenha um planejamento financeiro

Para que o seu negócio possa finalmente sair do papel, é preciso ter um planejamento, principalmente no setor financeiro.

E, por isso, é essencial ter uma visão geral de todo o seu projeto, contando com os recursos necessários e, se possível, com o auxílio de profissionais especializados no assunto, para receber uma boa orientação.

O seu planejamento deve contar com os recursos básicos financeiros e humanos, recursos de marketing e os recursos operacionais.

Isto envolve todo o seu investimento inicial, quais serão os salários da sua equipe de funcionários, o local em que a hamburgueria poderá atuar e toda a criação e divulgação de seu projeto em si.

Analise todo o modelo operacional de sua empresa e entenda quais serão os principais gastos fixos mensais e todas as suas outras variáveis, para entender qual será o tamanho de seu investimento.

O princípio de todo negócio envolve este planejamento financeiro, para entender qual será o seu orçamento e o que poderá ser controlado, para que a sua hamburgueria finalmente comece a funcionar.

Normalmente, para montar uma hamburgueria, é preciso contar com um investimento inicial que pode variar entre R$5 a R$750 mil e, no decorrer do tempo, o retorno de todo o seu investimento pode vir ao longo de 60 meses.

Então, nesse caso, entenda se realmente você conta com todo o capital necessário para montar a sua hamburgueria e se será possível atender às suas exigências primárias.

Conte com profissionais especializados na área, como contadores, para que eles possam auxiliar e oferecer uma orientação de qualidade, principalmente neste primeiro momento.

  • Saiba qual é o seu público alvo

Antes de começar a montar a sua hamburgueria, é essencial entender qual é o seu público alvo e como você poderá atingi-lo

Mas, é preciso ter cuidado neste momento, para que o seu marketing não fique restrito a apenas algumas pessoas. É essencial entender que as pessoas que decidem comer em uma hamburgueria não estão apenas em busca de um alimento e sim, de uma marca que lhes cause algum tipo de identificação.

Os consumidores buscam por empresas que saibam como lhes acolher e proporcionar novas experiências e, por isto, é muito importante entender muito bem as suas exigências e oferecer um atendimento que seja capaz suprir as suas principais necessidades.

Entenda então se o seu consumidor que busca por uma hamburgueria nos finais de semana é o mesmo que quer um atendimento nos meios de semana, com uma refeição completa.

Saiba quais são as necessidades das pessoas e como seu negócio poderá atendê-las.

Por isso, uma pesquisa de mercado é muito importante, principalmente para entender quais são as oportunidades disponíveis para o seu formato de negócio.

  • Defina o formato de atendimento de sua hamburgueria

Atualmente, as hamburguerias são referência dentro do conceito de fast food, principalmente por oferecerem alimentos de qualidade superior e de formato personalizado, de acordo com a preferência de seus clientes.

Mas, é preciso entender que cada hamburgueria atende os gostos de públicos diferentes.

Por isso, é essencial entender qual será o seu nicho e o formato de sua hamburgueria, para que o seu planejamento possa ser definido a partir disso.

Uma hamburgueria que funciona em formato de delivery, por exemplo, oferecerá uma estrutura muito diferente em comparação às hamburguerias de atendimento presencial.

Os locais que optam por atender seus clientes de forma presencial precisam contar com um suporte e até mesmo uma equipe diferenciada, para que os seus clientes possam se sentir bem acolhidos e atendidos.

Não existe uma fórmula mágica para o formato de uma hamburgueria. É preciso apenas entender qual é a sua ideia e quais são os seus recursos para que o seu investimento seja compatível com seus objetivos.

  • Mostre todos os seus diferenciais

Para que a sua empresa tenha destaque em seu nicho de atendimento, é essencial entender quais são os diferenciais que podem ser aplicados em sua atuação.

Todo tipo de mercado que já possui um grande nível de atuação apresenta algumas marcas que já trazem consigo um nome e um reconhecimento, assim como o público fiel.

E, por isto, é muito importante apresentar uma proposta clara, capaz de fazer com que a sua hamburgueria seja um destaque dentro de seu nicho de atendimento, atraindo cada vez mais pessoas para a sua empresa.

Em uma hamburgueria, claro que a especialidade será voltada para a produção dos hambúrgueres e, por isto, é essencial explorar este setor, para que a sua empresa tenha a sua marca registrada em seu cardápio e em seu sabor.

Invista seu tempo e estudo para a harmonização dos sabores e procure a opinião de profissionais da gastronomia, para atrair cada vez  mais clientes com o profissionalismo de sua empresa.

Mostre para os seus clientes por que eles devem escolher os hambúrgueres de seu cardápio e por que o seu espaço é capaz de oferecer conforto e um bom atendimento.

  • Monte a sua equipe de colaboradores

Um dos principais pontos no momento de montar a sua própria empresa é escolher quem são as pessoas que irão fazer parte do seu time de colaboradores.

Por isso, é essencial ter toda a formalização legal de sua empresa, contando com a abertura de um CNPJ.

Para o atendimento de um fluxo grande de clientes, de aproximadamente 45 clientes ao dia, é essencial contar com uma equipe composta por 2 chapeiros, 1 auxiliar de cozinha, 2 garçons, uma pessoa que cuida da limpeza e outra do estoque.

Mas, caso você queira ampliar ainda mais o atendimento de sua empresa, será necessário contar com o atendimento de um chef para este momento.

Cada empresa possui um formato diferente e, por isto, os recursos humanos são diferentes em cada uma delas.

Mas, apesar disso, é muito importante ter uma ideia de quais serão os profissionais necessários para que a sua equipe esteja completa. É muito comum, principalmente para as empresas que apresentam um investimento inicial um pouco menor, contar com poucos colaboradores.

Mas, com o tempo, é comum que a equipe cresça e, por isto, é extremamente necessário buscar por soluções que sejam capazes de ampliar ainda mais a operação de sua empresa.

  • A escolha do local

Existem diversos tipos de hamburguerias, que podem contar com diferentes formatos e locais de atendimento.

As hamburguerias caseiras, por exemplo, podem ter o seu atendimento e funcionamento em uma garagem. Mas, além disso, existem ainda as que funcionam em um foodtruck ou as que optam por um ponto comercial com uma estrutura mais ampla.

O grande sucesso de uma empresa pode estar também associado à sua localização. É muito importante investir em um layout que seja bonito e chamativo, para atrair a atenção de seus clientes, fazendo com que eles despertem a vontade de conhecer mais sobre seu cardápio.

Existem empresas que optam por alugar um ponto comercial mas, antes disso, é essencial estudar o seu planejamento e o seu orçamento, para entender se esta é realmente uma opção viável.

Normalmente, para o caso de uma reforma, é recomendado que o local seja do proprietário, para que a sua empresa se expanda de maneira viável.

De acordo com especialistas, é recomendado que, no início, uma hamburgueria conte com um ponto mais barato e, com o tempo, ela vá ampliando para um atendimento compatível com o seu número de clientes.

  • Monte todo o seu cardápio com os seus respectivos preços

A montagem do cardápio é essencial para a abertura de uma hamburgueria, pois este será o seu diferencial.

É preciso investir em uma variedade de sabores, com uma grande escolha de acompanhamentos, bebidas e até mesmo sobremesas.

Conte com recursos para chamar atenção em seu cardápio e saiba como aplicar a orientação dos profissionais para a realidade de sua empresa.

Além disso, é preciso entender que toda a estratégia de preços irá depender de todo o seu planejamento e do marketing de sua empresa. Para que os valores sejam definidos da melhor forma, é preciso fazer um estudo do preço de todos os produtos utilizados em sua produção, calculando os gastos fixos, para que a sua empresa tenha uma margem de lucro.

Serviços que oferecem um grande valor em seu nicho de atuação, podem estar acompanhados de um preço mais alto. Mas, é preciso pensar que o principal neste momento é corresponder todas as principais expectativas de seus clientes.

  • Crie a sua estratégia de marketing

Toda marca deve ter um investimento em estratégias de marketing, como a sua própria decoração ou a forma com que seus clientes estarão em contato com a sua imagem nas mídias sociais.

E, para que isto seja feito de forma profissional, é preciso contar com uma equipe capacitada, para orientar as suas principais ações de divulgação.

Para que a sua hamburgueria seja reconhecida e conte com uma clientela, é essencial investir na promoção de sua imagem, buscando estratégias para que a sua divulgação seja melhor a cada dia.

Se destacar em suas estratégias de marketing pode ser o grande canal para ampliar seu negócio e fazer com que a sua empresa tenha destaque entre os outros concorrentes no ramo de hamburguerias.

  1. Mantenha seu investimento ativo

Para manter seu negócio funcionando sempre em harmonia, é essencial analisar frequentemente seu andamento e reinvestir sempre que necessário em sua hamburgueria.

Por isso, busque sempre atualizar o seu cardápio e fique por dentro de todas as novidades dentro deste mercado, para que a sua empresa seja capaz de oferecer sempre o melhor para todos os seus clientes.

Conquistar um espaço no mercado dentro de seu nicho de atuação é um exercício diário. Isto porque, a sua concorrência estará sempre trabalhando para se destacar e, por isso, é muito importante que a sua empresa também faça o mesmo.

Tenha um projeto para médio a longo prazo e busque sempre por atualizações para deixar o seu negócio compatível com a realidade, que tende sempre a passar por mudanças.

Compreender e seguir este check list pode ser uma ótima forma de investir em um formato de negócio lucrativo e duradouro, dentro de sua realidade.

Mas, para que o processo de abertura de sua hamburgueria se torne completo, é essencial contar com uma equipe de profissionais especializados, como contadores e publicitários, para entender como alcançar o seu espaço dentro deste tipo de mercado tão amplo.

Vale a pena montar a sua própria hamburgueria?

Investir no ramo culinário é sempre algo lucrativo, principalmente quando o empreendedor conta com as estratégias corretas para este formato de negócio.

Cada vez mais as hamburguerias estão ganhando espaço dentro deste nicho, mostrando que certamente este é um ótimo formato para ganhar dinheiro e se tornar um empreendedor de sucesso.

Para ter sucesso neste tipo de empresa, é essencial se dedicar e investir em planejamento, seguindo à risca todos os seus planos, para que a sua ideia saia do papel de acordo com o esperado.

O resultado positivo de uma empresa depende de diversos fatores e, por isto, é muito importante trabalhar sempre no desempenho de sua empresa, para que seu trabalho acompanhe sempre as novidades.

Neste sentido, conhecer o seu mercado de atuação e o seu público alvo são ações chave para garantir que a sua empresa esteja sempre apta a oferecer sempre o melhor.

Existem muitas lacunas que ainda não foram preenchidas dentro deste tipo de mercado e isto mostra que sempre há espaço para as empresas crescerem e mostrarem o seu diferencial.

Se você deseja entender como montar uma hamburgueria, é muito importante fazer o seu check list dentro da sua realidade, para que o seu formato de negócio seja compatível com os seus objetivos.

Contando com o atendimento de profissionais como contadores e especialistas em marketing é possível desenvolver uma estratégia de atendimento viável, aproveitando todas as oportunidades para seu tipo de negócio.

Agora que você já sabe como montar uma hamburgueria, não perca mais tempo e tire suas ideias do papel, para empreender e finalmente ter o seu próprio negócio.

Photo of author

Escrito por:

Equipe BemSucedida