O que é uma StartUp: confira tudo a respeito!

Você sabe, de fato, do que se trata uma Startup? Sabia que essa é uma das iniciativas mais promissoras e que estão se tornando cada vez mais populares no Brasil? Quando se trata de negócios, estamos aqui para fazer aquela varredura e trazer todas as informações que você precisa a respeito!

Nesta leitura, não será diferente. Hoje falaremos um pouco mais profundamente a respeito das startups, que são os modelos de negócio em maior fase de crescimento no Brasil e também ao redor mundo.

Vivemos em um mundo globalizado, rápido e que pede por avanços e melhorias que acompanhem as tecnologias e, inclusive, venham a otimizar diversos aspectos de vários setores do mercado, trazendo inovação, otimização e sucesso.

Se esse é um assunto que interessa a você, não perca a oportunidade de refinar os seus conhecimentos e ficar a par das informações mais atualizadas que trazemos a respeito. E confira a seguir o que é uma Startup e tudo o que você precisa saber a respeito:

O que é uma Startup

Esse é um termo que tem se tornado cada vez mais comum no mercado, principalmente na internet e no que diz respeito ao empreendedorismo. Pois bem, chegou o momento de você compreender direitinho o que é uma Startup e aprender tudo o que precisa saber a respeito.

Estamos falando de um termo que veio da língua inglesa e não possui uma tradução para o português, ele corresponde à o que se entende por uma “empresa emergente”.

Quando falamos nesse tipo de empresa emergente, não estamos nos referindo a qualquer tipo de empresa, mas sim uma empresa que possui como finalidade principal, otimizar, desenvolver, criar ou aprimorar um modelo de negócios.

Na realidade, o termo “empresa” vem sendo questionado quando utilizado para se referir a uma startup, justamente porque elas se diferenciam do que se entende por uma empresa – diante dos modelos tradicionais – no Brasil.

O que você entende é que as startups estão inseridas no contexto em que a internet tornou-se um veículo de acesso e veio a permitir a criação de diversas empresas. Elas fazem parte desse contexto de inovação e transformação no mercado.

De toda forma, entende-se por startup uma empresa que está em fase de criação, de desenvolvimento e que, geralmente, pertence ao ramo tecnológico – mas não necessariamente precisa ser uma empresa de tecnologia.

O que acontece com as startups é que elas são empresas que se inserem no mercado de forma muito mais volátil e incerta. Geralmente, elas são lançadas assim como um meio de obter fundos para que possam, de fato, se estabelecer a partir de investimentos.

Pense que uma startup é ainda uma empresa em potencial. Ela atende à fauna demanda, possui um foco de serviço e público, porém ainda não se consolidou no mercado.

Muitas vezes isso acontece quando não há capital o suficiente para criar-se uma empresa e então ela é lançada dessa forma para atrair os investidores. É por isso que representam um risco e enfrentam diversos desafios.

As startups passam por diversas provas, e muitas acabam não indo para a frente. Porém, elas também representam um grande potencial de desenvolvimento e fomento para a economia e o investimento em novas soluções, produtos e serviços.

O empreendedorismo no cenário atual

O cenário atual é muito propício e, inclusive, incentiva muito o empreendedorismo. Estamos falando da criação de empresas, de lançamentos de novos produtos, mercadorias e serviços no mercado.

Sejam inovadores ou otimizadores. O que acontece é que o crescimento e desenvolvimento, em geral, do mercado, é muito real e tangível – principalmente no Brasil.

Podemos atribuir alguns fatores como inerentes a esse cenários, podendo ser ao mesmo tempo, causadores como consequências do contexto do empreendedorismo atual.

Um fator marcante na história foi o surgimento da internet. Ela veio a revolucionar o mundo e continua fomentando diversas transformações na sociedade, principalmente na esfera do mercado de trabalho e do empreendedorismo.

Através da internet as pessoas podem acessar serviços, produtos, informações e conhecimento. Além de poderem abrir suas próprias empresas e se lançarem no mercado.

Outro fator que é importante destacar diante do cenário atual, é a própria Pandemia do covid-19. A Pandemia impactou fortemente diversos setores da economia e forçou as pessoas a passarem mais tempo dentro de suas casas.

A internet passou a ganhar mais poder ainda por ser, não apenas uma fonte de entretenimento e comunicação, mas também uma fonte de renda. Quantos negócios não passaram a ser lançados a partir de sites, aplicativos e até mesmo nas redes sociais?

As empresas já estabelecidas e tradicionais também sofreram impactos. Investir em tecnologia é hoje imprescindível para quem quer se manter no mercado e, principalmente, em posição vantajosa e estratégica.

Logo, não podemos deixar de mencionar como a economia sofreu e como medidas preventivas passaram a ser mais rigorosas. Sendo assim, investidores estão de olho em tudo o que possa parecer um bom negócio, mas também, mais atentos aos riscos.

Investir em uma empresa pode ser muito caro, as startups, surgindo como fundos podem ser uma solução mais econômica. Todavia, investir em um negócio ainda não consolidado no mercado pode ser um tiro às cegas, por isso, essas empresas emergentes também exigem muito foco e dedicação.

Empreender no Brasil: o que você precisa saber

Você tem vontade de empreender no Brasil? Possui um bom projeto, um serviço a disponibilizar, tem a expertise e o conhecimento necessário? Então você pode sim considerar empreender e criar o seu próprio negócio.

Mas então várias questões irão surgir no seu caminho, as quais você precisa estar preparado para enfrentar e estabelecer o seu negócio.

Listamos algumas delas aqui para você:

  • O capital, o investimento.
  • O ramo e forma de atuação
  • O registro e criação formal da sua empresa
  • A estruturação da empresa
  • Posicionamento de mercado

Podemos dizer que qualquer empresa a ser criada no Brasil, de forma bastante resumida, irá passar por essas etapas.

Se você não possui capital suficiente para criar a sua própria empresa, poderá lançá-la como uma startup, e, chamando atenção de investidores, ter uma empresa criada sobre essa base de investimento coletivo.

Modelos de negócios otimizados e modernos

Estamos falando de um modelo de negócio que, sim, é arriscado, porém, muitas vezes, é a solução para enfrentar barreiras econômicas e de outras naturezas.

Muitas startups surgem ainda nas Universidades, criadas por excelentes alunos com boas ideias, porém sem nenhuma experiência ou sem o fundo necessário para criar uma empresa de fato.

Aqui, estamos falando de um modelo de negócios que é muito otimizado e que corresponde à era da internet e dos avanços tecnológicos e o uso da internet para acessar pessoas, público e também fornecedores e parceiros.

A internet garante autonomia e permite que grandes ideias ganhem fomento, cruzando fronteiras e atingindo o maior número de pessoas possível.

Muitas empresas hoje nasceram dessa forma e continuam fazendo sucesso e rendendo muito bem.

Crie a sua empresa

Você tem o desejo de ter a sua própria empresa, o seu próprio negócio?

Será que começar como uma startup não seria uma solução ideal para você? Principalmente nesse momento incerto da economia, pode ser uma boa forma de se lançar no mercado podendo contar com investimentos e fundos de partes diferentes.

Para isso, você deverá, claro, estudar muito a possibilidade e estudar exatamente como funciona criar uma empresa do zero.

Felizmente, existem muitos conteúdos com dicas e também cursos especializados na internet, que você pode acessar facilmente para entender como funciona esse processo e poder realizá-lo da forma mais segura e assertiva possível para você e o seu negócio.

Vale a pena investir nos registros legais, nas patentes e nas próprias condições do seu negócio mesmo antes de lançar a sua empresa como uma Startup.

A importância do Marketing assertivo para o seu negócio

Outra questão muito importante é estruturar o marketing do seu negócio. O Marketing é essencial para levar a sua marca ao mundo, se estamos falando de uma startup, você vai precisar atrair investidores e usuários dos seus serviços.

Como mencionamos, a internet veio a revolucionar o mercado, e é imprescindível que você saiba como fazer um bom uso da rede para beneficiar o seu negócio e a criação da sua empresa.

A internet é hoje a forma como as pessoas acessam e compram serviços e produtos, que avaliam esses serviços e produtos, e é também utilizada como estrutura de muitos negócios. O meio digital é extremamente importante e hoje, inerente a qualquer negócio.

Sendo assim, é muito importante investir em um Marketing assertivo para uma startup, principalmente porque ela é uma nova empresa e precisa se provar para o público.

  • Algumas formas de utilizar a internet para fazer esse marketing assertivo é:
  • Ter um bom site com qualidade de navegação e layout interessante
  • Possuir canais de contato acessíveis como um WhatsApp comercial e chats 24h
  • Utilizar as redes sociais que melhor convém ao seu negócio, como Facebook, Instagram, twitter, tik tok…
  • Fazer uso do email-marketing assertivo, evitando ser denunciado como spammer
  • Utilizar as ferramentas e regras de CEO para ter uma boa visibilidade no Google e mais tráfego de acessos

Se o Marketing não faz parte das suas especialidades ou habilidades, vale a pena investir em profissionais que possam tomar conta dessa frente referente aos seus negócios, justamente para impactar mais positivamente o mercado e atrair maior número de investimentos para o seu negócio!

A importância da Contabilidade para novas empresas

Outro aspecto que é muito importante não fugir das suas vistas é, justamente, a contabilidade relativa a sua empresa startup.

Nesse cenário empreendedor e ousado, é muito fácil se perder nas contas e acabar contando mais com a sorte do que se deveria.

Fique de olho nas contas e também prepare-se para as medidas legais cabíveis para a criação e estabelecimento da sua empresa. O Brasil ainda demanda certa burocracia neste aspecto e, para não deixar nenhuma ponta solta e acabar tendo problemas e atrasos, é importante estar organizado quanto a isso.

Quando se trata da contabilidade de uma empresa, principalmente uma startup, nem sempre se pode iniciar um negócio contando com todos os departamentos estruturados e especializados. Por isso, além do Marketing, esse é um outro tipo de serviço o qual você pode investir.

Você pode contar com empresas e profissionais autônomos que prestam esse tipo de consultoria, e que inclusive podem ficar responsáveis pela organização e emissão de documentos e contratos relativos à sua startup.

Hoje em dia, através da internet, esses serviços são ainda mais facilitados e o próprio governo tem investido na compatibilização de obrigações tributárias e fiscais através de canais e plataformas online. Como é o caso do eSocial.

Inclusive, você pode aproveitar para consultar mais conteúdos a respeito aqui no nosso site e conferir informações e dicas exclusivas a este respeito! E ainda:

Dicas para ter um negócio de sucesso StartUp

Ter um negócio de sucesso não é fácil. Felizmente, podemos contar com várias histórias de sucesso que vem a inspirar os brasileiros a seguirem firmes no propósito de investir em suas idéias e de estabelecer um negócio autêntico no mercado.

A verdade é que as startups são uma facilidade e um reflexo das tendências e do momento em que vivemos hoje. Um mundo moderno, globalizado e que pode recorrer à rede para diversas soluções.

Se você possui um projeto ou um modelo de negócio e pretende lançá-lo como uma startup, é muito importante manter-se focado e ativo dentro do seu negócio.

Se essa for uma boa ideia e você atrair muitos investidores, é possível que a sua empresa seja criada em parceria ou outras pessoas, para isso, você precisará estar disposto a dívida-la com terceiros e tomar decisões de forma coletiva.

Portanto, nunca perca de vista o seu projeto, a documentação, registros e, principalmente, a alma e o foco do seu negócio. Como já mencionamos para você, esse é um momento muito propício para a criação de novas empresas e para o lançamento de projetos inovadores.

Prepare-se para encarar os desafios e seja resiliente, nem sempre uma empresa dará certo do dia para a noite. E muitos empresários de sucesso hoje tiveram de enfrentar diversas falhas e desvios de percurso no caminho.

Persista. Com perspicácia, disciplina e foco, e também com flexibilidade e abertura para aprender novas possibilidades e formas de atuar no mercado, mas persista.

Utilize a internet a seu favor: inspire-se! StartUp

E já que estamos falando de startup, negócios inovadores e a própria esfera da internet, que tal utilizar a rede para se inspirar e buscar soluções para suas demandas e dúvidas?

Aqui na internet você pode contar com canais de informações úteis que podem tornar esse caminho mais fácil e seguro para você, além de poder contar histórias inspiradoras e aprender com a experiências de outros.

Outra questão é justamente pesquisar quem são as pessoas que estão chegando para somar (ou subtrair) aos seus planos e negócios. Uma das vantagens da internet é poder conferir todo tipo de informação e ficar em dia com as novidades e dinâmica do mercado.

Erros que você deve cometer ao abrir a sua Startup

Existem alguns erros que você pode evitar ao lançar a sua startup, listamos aqui alguns deles para você:

  1. Ir com muita sede ao pote e não se preparar direito
  2. Não planejar o seu negócio
  3. Não registrar a sua marca
  4. Não ter um plano de ações, metas e objetivos
  5. Não investir em um bom marketing
  6. Não investir em networking
  7. Não planejar a contabilidade do seu negócio
  8. Não pesquisar o mercado
  9. Não possuir flexibilidade para enfrentar desafios e criar soluções
  10. Não investir em estudos, melhorias e otimizações
  11. Desistir

As startups fazem parte do cenário de transição que o mercado vem passando. Elas são, se não o futuro, uma ponte para ele. E, inclusive, já são foco de estudos e pesquisas científicas de diversas áreas que o mercado empresarial e que a Economia abrangem.

O momento propício para investir e tomar decisões assertivas StartUp

Se você está enfrentando quaisquer dúvidas ou dificuldades para lançar o seu negócio no mercado, conte com profissionais especialistas que podem auxiliá-lo a dar esse importante passo.

De fato, as startups exigem determinadas habilidades e critérios por parte dos envolvidos, mas nada que não possa ser superado com um pouco de estudo, direcionamento e conhecimento específico.

Inclusive, aproveite os nossos conteúdos para se preparar mais!

Photo of author

Escrito por:

Equipe BemSucedida