Como montar um salão de beleza? Passo a passo completo

Para montar um salão de beleza é preciso escolher com muita atenção o seu espaço e quais serão os trabalhos oferecidos pelos profissionais e por você, dentro de suas especializações.

Além disso, os equipamentos e todas as ações legais para tornar seu negócio apto a funcionar também são essenciais para este momento.

Um salão de beleza é um espaço de trabalho que pode ter início de forma simples e, com o tempo, pode se expandir, de acordo com a necessidade dos clientes e do profissional.

Para entender como montar um salão de beleza e conhecer todo o seu passo a passo completo, continue lendo a seguir e saiba mais como iniciar este tipo de negócio.

Quais são os motivos para montar um salão de beleza?

Antes mesmo de entender como é possível abrir um salão de beleza, é preciso primeiramente avaliar se realmente vale a pena o seu investimento e qual é o segmento que mais combina com a sua atuação profissional.

De acordo com os dados fornecidos pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, este setor passou por um grande aumento em seu crescimento, principalmente nesta última década, apresentando cerca de 8,2%.

E, de acordo com estes números, a sua movimentação anual pode ser elevada para R $100 bilhões, mostrando que, certamente, este é um setor que tem se tornado muito rentável.

Além disso, segundo outras pesquisas que foram realizadas em âmbito internacional, os salões de beleza passaram por uma grande perspectiva em território brasileiro, com um aumento de 4,5% na quantidade de salões.

Ou seja, mesmo com toda a crise econômica que o país e todo o mundo passou, o mundo da beleza conseguiu se manter e aumentar ainda mais todo o seu público.

Estes resultados estão associados à grande procura que existe pelos serviços que envolvem a autoestima das pessoas, que sempre serão procurados por todos os consumidores.

Saiba como montar um salão de beleza do zero

Depois de entender que o setor da beleza é um nicho muito amplo, que está cada vez mais atraindo mais clientes, é essencial compreender como abrir um salão de beleza do zero.

Para saber mais, confira quais são os passos e os principais requisitos que envolvem este tipo de atividade:

  • A escolha do local

O primeiro passo para conseguir montar um salão de beleza completo é o planejamento, principalmente a respeito do local.

E, por isso, é essencial começar a escolher o melhor lugar capaz de atender os serviços que o seu salão poderá oferecer.

Uma das principais vantagens sobre este tipo de negócio é que ele pode ser montado em sua própria casa ou, em alguns casos, o profissional pode levar os seus serviços para os seus clientes, permitindo que os gastos iniciais sejam reduzidos de forma considerável.

  • Mostre quais serão os serviços oferecidos

Uma vez que o espaço for definido, é preciso entender quais são os serviços que serão oferecidos em seu salão de beleza, para que todos os outros equipamentos e móveis sejam adquiridos para que o seu atendimento seja completo.

Normalmente, um salão de beleza pode oferecer os serviços mais básicos, como corte de cabelo, pintura e outros tipos de químicas.

Mas, além disso, existem outros serviços adicionais, como o cuidado com as unhas, dia da noiva, estética facial e corporal, maquiagem, entre outros.

Tudo poderá depender das especializações dos profissionais e do público que o salão deseja atender.

  • Selecione os equipamentos necessários para montar seu espaço

Montar sua estrutura do salão é algo que traz muitas dúvidas, principalmente para os profissionais que estão começando com o seu negócio.

E, por isso, depois de definir suas atividades, é preciso realizar uma lista, para entender quantos e quais serão os móveis necessários para o atendimento primário de seu salão.

É preciso entender que o investimento inicial deve ser dentro do necessário e, isto será essencial também principalmente para reduzir os gastos extras.

É essencial pensar no conforto de seus clientes e entender que os móveis e equipamentos devem ter sempre uma utilidade na prática.

Dessa forma, é possível montar um ambiente de trabalho mais confortável e agradável para acolher todos os seus clientes de forma completa.

Normalmente, alguns exemplos de móveis para salão de beleza são as cadeiras de corte, lavatórios, espelhos, carrinhos auxiliares, secador de cabelo profissional, chapinha, tesouras, máquinas de corte de cabelo, produtos profissionais para tratamento capilar, maquiagem, estufa esterilizadora e outros.

É preciso lembrar também que seu salão deve comportar o seu estoque de produtos de beleza de forma organizada e ainda deve ofertar um certo conforto para seu público, principalmente no momento de espera do atendimento, contando com revistas, uma televisão e outros itens que façam deste momento de espera o melhor possível.

Qual o valor para abrir um salão de beleza?

Agora que você já sabe quais são os equipamentos básicos necessários para a montagem de um salão de beleza e a importância de escolher um local que seja compatível com as atividades oferecidas, com certeza ficou a dúvida de quanto custa para abrir o seu próprio negócio.

Mas, normalmente, um espaço que atenda sem funcionários, em um bairro, costuma custar aproximadamente R $10 mil para toda a sua montagem completa.

Porém, para as pessoas que tem objetivo de montar um negócio de porte médio, contando até mesmo com alguns funcionários para atender seus clientes de forma completa, o seu investimento pode ser ainda maior, variando entre R $35 mil a R $50 mil, dependendo da estrutura de seu salão.

E, se levarmos em conta ainda os seus gastos mensais, também é preciso considerar o porte de seu negócio. Isto porque, em média, um salão de beleza que conta com o apoio de alguns funcionários e seu proprietário, pode apresentar os gastos fixos mensais variando entre R $7 mil e 10 mil.

Os gastos fixos mensais, neste sentido, podem ser a luz, água, o aluguel, produtos necessários para a atuação dos profissionais, manutenção de todos os equipamentos, impostos necessários para o funcionamento do salão, salário de funcionários, entre outros.

O salão de beleza pode oferecer muitos lucros?

Depois de reconhecer as principais despesas e os  investimentos para que um salão de beleza comece a funcionar, é preciso saber que este tipo de negócio, assim como muitos outros, podem trazer lucros muito viáveis para os profissionais que decidem atuar dentro desta área.

Neste tipo de negócio, os lucros estão muito associados com o fluxo de clientes todos os meses e, por isto, se torna um pouco complexo compreender qual será o seu lucro exato.

A base para os seus lucros, neste sentido, é colocar uma precificação precisa em todos os seus trabalhos e produtos, para entender como seu rendimento poderá ser influenciado.

Uma vez que o preço para um determinado produto for especificado, é possível entender quais são os gastos que estão por trás deste tipo de trabalho e, por fim, você poderá calcular o seu lucro final.

O ideal é que a sua margem de lucro esteja sempre dentro de 80% a 120% em cima de cada serviço oferecido ou item vendido.

Entenda como legalizar o seu salão de beleza

Mesmo que o seu salão tenha um funcionamento pequeno e limitado, legalizar o seu negócio próprio é algo essencial.

Uma das principais vantagens é que, para este formato de negócio, o profissional da área da beleza pode enquadrar a sua função dentro do MEI, se tornando um microempreendedor individual.

E, de acordo com os dados apresentados pelo Sebrae, esta é uma das principais atividades exercidas pelas pessoas que desejam se tornar microempreendedores.

Entre as principais vantagens de registrar seu negócio e se tornar um MEI, estão:

  • Recolhimento de todos os principais tributos de forma totalmente automática e simplificada, sendo emitidos através de uma guia chamada Documento de Arrecadação Simplificada do Simples Nacional;
  • Possibilidade de conseguir emitir uma nota fiscal em seus recebimentos;
  • Direito à auxílio doença, salário maternidade, aposentadoria por idade ou até mesmo por invalidez.

Mas, apesar disso, é preciso analisar o seu negócio de forma completa e compreender se realmente ele atende todos os requisitos do MEI.

O principal requisito, neste sentido, é que o seu negócio não pode ter um recolhimento superior a R $81 mil ao ano.

Caso o seu negócio expanda seus lucros e passe deste texto delimitado pelo MEI, é preciso buscar por outros registros, dentro de outros tipos de categorias, como a ME – Microempresa.

Para a abertura de sua microempresa, é preciso também atender outros requisitos legais, podendo até mesmo realizar a contratação de funcionários para compor a sua equipe.

Estes formatos de negócio podem contar com os benefícios oferecidos pela Lei do Salão Parceiro, que tem como principal objetivo reduzir todos os impostos oferecidos dentro deste segmento.

Este tributo que deve ser pago por um salão de beleza normalmente é retirado apenas do proprietário, sendo calculado já incluindo a parte dos demais colaboradores que fazem parte do quadro desta empresa.

Para saber mais sobre como abrir seu salão de beleza na prática, é possível ainda contar com as orientações de um contador, especializado nestes tipos de impostos e burocracias que envolvem uma abertura de empresa.

É possível abrir um salão de beleza contando com um baixo orçamento?]

O investimento que envolve a abertura de um salão de beleza poderá depender de como o proprietário deseja colocar em prática suas habilidades dentro deste tipo de mercado.

É preciso se lembrar sempre que começar um negócio a partir de uma dívida ativa pode não ser uma boa ideia e, por isso, é preciso começar a partir de um negócio menor, optando por expandir aos poucos, de acordo com o crescimento de sua empresa.

Uma das soluções que muitos proprietários buscam para a abertura de uma empresa, principalmente quando o orçamento é um pouco menor que o desejado, é optar por uma sociedade.

Mas, é preciso lembrar que, neste caso, é essencial ter um contrato e um alinhamento entre todas as partes, para que os direitos sejam garantidos, assim como todos os deveres frente ao seu negócio.

É preciso oficializar tudo aquilo que foi conversado, para que, no meio profissional, seja colocado em prática da melhor forma possível.

É essencial ainda verificar todas as suas linhas de crédito disponíveis para os pequenos empreendedores. E, neste momento, o acompanhamento de um contador também se faz muito importante, já que ele poderá apresentar os prazos, suas taxas e todos os comprometimentos que um negócio pode trazer.

As possibilidades de crédito para os empreendedores são excelentes, principalmente para as pessoas que fazem tudo dentro das determinações legais.

Vale o investimento quando o assunto é salão infantil?

Normalmente, um salão de beleza voltado para o público infantil pode trazer um custo um pouco maior para o seu trabalho, principalmente devido ao seu investimento.

Isto porque, dentro deste cenário, é essencial criar um espaço voltado para o seu público, com equipamentos lúdicos, atrações e brinquedos que façam com que a criança se sinta acolhida dentro de seu salão de beleza.

Esta é a melhor forma de fazer com que o profissional consiga desempenhar sua função da melhor forma, contando com um resultado satisfatório.

Neste sentido, é preciso investir em alguns equipamentos para compor este formato de salão de beleza, como:

  • Cadeiras divertidas e com tamanhos apropriados para atender o público infantil de forma confortável;
  • Tesoura, pentes, escovas e todos os outros equipamentos para que um bom corte seja realizado;
  • Lavatório;
  • Secadores;
  • Televisões;
  • Conjuntos especializados para oferecer um corte de cabelo completo, como capas e outros.

Estes são apenas alguns dos equipamentos oferecidos para o público infantil, que podem fazer toda a diferença em seu atendimento, principalmente por estes clientes trazerem demandas diferentes dos adultos.

Além disso, os profissionais que atuam no nicho da beleza e que decidem atender o público infantil devem contar com uma formação especializada, trazendo para o seu trabalho muita agilidade e resiliência.

Isto pode ser um grande diferencial, principalmente entre os pais, fazendo com que seu negócio tenha um  grande destaque.

Dentro deste segmento, é essencial ainda ter muita paciência e contar com a colaboração dos pais, para que a experiência de um corte de cabelo seja muito agradável, principalmente para as crianças.

Como oferecer promoções para os seus clientes?

Muitos salões de beleza contam com ações promocionais, para atrair cada vez mais clientes e oferecer um diferencial entre os seus concorrentes.

Mas, antes de oferecer uma promoção em seus preços, é preciso entender qual é o dia mais viável dentro de sua rotina, para que uma oferta seja trazida de forma compatível.

Para que isto seja possível, é necessário acompanhar toda a rotina de seu salão e avaliar qual é o dia de menor movimento entre seus clientes.

Esta pode ser a oportunidade perfeita para oferecer promoções e fazer com que este dia em sua agenda passe a ser ocupado com mais frequência.

Uma boa ideia, dentro deste segmento, é oferecer pacotes diferenciados, como incluir um atendimento completo de manicure e pedicure quatro vezes ao mês, pelo preço de três.

Essa é uma ótima forma de fazer com que seus clientes se fidelizem em seu negócio e, com isso, tragam seus amigos e outros clientes para conhecer seus serviços e aumentar ainda mais o fluxo de seu salão.

Tudo pode ser feito a partir de um planejamento, onde a sua realidade será estudada de forma individual, dentro de suas principais especificações.

Entender como montar um salão de beleza pode ser um grande passo para tirar as suas ideias do papel, principalmente para os profissionais que sonham em atuar de forma autônoma.

O principal, neste sentido, é essencial contar com a orientação de profissionais de contabilidade, para auxiliar na abertura de uma empresa e em todas as suas exigências legais.

Não perca mais tempo e concretize o sonho de montar um salão de beleza, para ter o seu próprio negócio, seguindo todo o passo a passo, para que seu planejamento seja feito da melhor forma possível.

Assim será possível contar com os benefícios e vantagens de ter seu próprio negócio, investindo de forma segura e legal dentro do ramo da beleza.

Se você quer montar um salão de beleza, pode começar agora mesmo, expandindo seus lucros e aumentando ainda mais a sua capacidade de investimento, para se tornar um empreendedor de sucesso dentro deste nicho que cresce a cada dia.

Photo of author

Escrito por:

Equipe BemSucedida